Pilates Original e Pilates Moderno
O método original de Pilates respeita os seus princípios rigorosamente: RESPIRAÇÃO; CONTROLE; CONCENTRAÇÃO; CENTRALIZAÇÃO; PRECISÃO e FLUÍDEZ. Principalmente no que diz respeito à fluídez, onde se segue uma sequencia correta de exercícios, trazendo segurança e eficiência nos resultados, é um método fiel ao que propunha o criador Joseph Pilates.
Já o método moderno depende muito da competência do profissional que está aplicando, é uma adaptação do método original, onde de certa forma se quebra o princípio da fluídez, já que os exercícios são executados de maneira aleatória. Cabe ao profissional que está aplicando a fluídez de sua aula.
No método moderno encontramos inúmeros acessórios como a bola suíça, overball e faixas elásticas, entre outros, pertencentes a uma tecnologia de nosso tempo atual que vieram para somar, mas apenas incrementando os exercícios do Pilates e não modificando-os.
O cuidado do profissional neste método, deve ser redobrado já que a aula depende dos seus conhecimentos e criatividade, tomando cuidado para não perder a filosofia do mestre no que diz respeito a trabalhar o indivíduo em sua totalidade, não se esquecendo da linguagem e demais princípios.
O Pilates moderno deve ser apenas uma adaptação do método original e não uma invenção de qualquer pessoa sem fundamentação, pois assim corremos o risco tanto de lesão quanto de perder a essência do Pilates, tornando-o uma aula de exercícios banais.
Prof.ª Espec. Cristina Nunes da Fonseca